Quem não conseguiu concluir os ensinos fundamental ou médio na idade adequada poderá participar da edição de 2022 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições começam no dia 24 de maio e vão até o dia 4 de junho. Todas as informações estão no edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no site do Inep https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/encceja/publicado-edital-do-encceja-2022
Muitos brasileiros não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, isso não significa que essas pessoas não tenham condições de adquirir esses certificados. A experiência de vida e a maturidade da vida adulta traz habilidades que complementa a formação acadêmica perdida na infância e adolescência, sendo assim vale muito a pena incentivar as pessoas que não concluíram esses níveis de estudos, dando a elas a possibilidade de iniciar um curso técnico ou uma universidade.
O exame do Encceja é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação atual, para o ensino fundamental e médio. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão.
O Exame avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar dos jovens e adultos. Com isso, estabelece uma referência nacional de avaliação para esse público, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira. As secretarias de Educação, assim como institutos federais de educação, ciência e tecnologia, utilizam os resultados do exame como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.
O exame possibilita que os gestores educacionais se baseiem na avaliação para corrigir questões relacionadas ao fluxo escolar, como a evasão de estudantes. Dessa forma, o Encceja serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, bem como no processo de certificação, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.
Quanto mais brasileiros puderem concluir os Ensinos Fundamental e Médio, mais possibilidades serão abertas para uma melhor formação educacional e profissional. O prazo é curto de 24/05/2022 até 04/06/2022, então não deixe para a última hora e espalhe essa ideia.
Silvana Barboza
Mestre em Políticas Públicas; Especialista em Gestão; Pedagoga; Professora de História e Estagiária de Neuropsicopedagogia e Criadora de Conteúdo no You Tube do Canal: ALOCSE
Comentários: