Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Coluna/Opinião

ENCCEJA

Não perca o prazo para fazer a sua inscrição

ENCCEJA
Silvana Barboza
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Quem não conseguiu concluir os ensinos fundamental ou médio na idade adequada poderá participar da edição de 2022 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições começam no dia 24 de maio e vão até o dia 4 de junho. Todas as informações estão no edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no site do Inep https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/encceja/publicado-edital-do-encceja-2022

Muitos brasileiros não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, isso não significa que essas pessoas não tenham condições de adquirir esses certificados. A experiência de vida e a maturidade da vida adulta traz habilidades que complementa a formação acadêmica perdida na infância e adolescência, sendo assim vale muito a pena incentivar as pessoas que não concluíram esses níveis de estudos, dando a elas a possibilidade de iniciar um curso técnico ou uma universidade.

O exame do Encceja é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação atual, para o ensino fundamental e médio. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão.

O Exame avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar dos jovens e adultos. Com isso, estabelece uma referência nacional de avaliação para esse público, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira. As secretarias de Educação, assim como institutos federais de educação, ciência e tecnologia, utilizam os resultados do exame como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.

O exame possibilita que os gestores educacionais se baseiem na avaliação para corrigir questões relacionadas ao fluxo escolar, como a evasão de estudantes. Dessa forma, o Encceja serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, bem como no processo de certificação, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.

Quanto mais brasileiros puderem concluir os Ensinos Fundamental e Médio, mais possibilidades serão abertas para uma melhor formação educacional e profissional. O prazo é curto de 24/05/2022 até 04/06/2022, então não deixe para a última hora e espalhe essa ideia.

https://youtu.be/bEv2bNDiiXg

Silvana Barboza

Mestre em Políticas Públicas; Especialista em Gestão; Pedagoga; Professora de História e Estagiária de Neuropsicopedagogia e Criadora de Conteúdo no You Tube do Canal:  ALOCSE

 

Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!