Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
REDECON
REDECON

Geral

Confira seis dicas para fortalecer o sistema imunológico

Durante o inverno, a circulação de vírus e bactérias aumenta e, por isso, é importante estar com a imunidade em dia

Viver Bem, Saúde Natural
Por Viver Bem, Saúde Natural
Confira seis dicas para fortalecer o sistema imunológico
Alexander Spatari/ Getty Images
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Durante o inverno, é comum que as pessoas prefiram locais fechados e se mantenham mais próximas para enfrentar o frio. O comportamento facilita a circulação de vírus e bactérias e, por isso, é importante estar com a imunidade fortalecida.

Um sistema imunológico eficiente depende de um conjunto de coisas – inclusive da herança genética -, mas a alimentação desempenha papel-chave para que as defesas do corpo funcionem bem.

A médica Márcia Simões, especialista em Saúde da Família, elencou 7 dicas simples para fortalecer o sistema imunológico. “Evitar enfermidades é algo muito importante nessa época do ano, ainda mais na realidade que vivemos com novos vírus circulando”, afirma.

Publicidade

Leia Também:

Veja 6 dicas simples para fortalecer o sistema imunológico:
1. Aumente a hidratação
A água tem papel fundamental nas reações químicas do organismo, auxiliando na regulação da temperatura e na eliminação de toxinas. Entretanto, é comum que o consumo de líquidos diminua nos dias frios. É importante estar atento à quantidade de água ingerida e, se possível, aumentá-la.

2. Use alho como tempero 
Usado há séculos na culinária, esse alimento ajuda a eliminar substâncias tóxicas do corpo. Além disso, ele colabora na prevenção de gripes, resfriados e inflamações.

3. Consuma frutas cítricas
Frutas como acerola, abacaxi, laranja, limão e caju são fontes de vitamina C. O ideal é consumi-las diariamente.

4. Coma vegetais escuros
Vegetais como brócolis, couve e espinafre são essenciais para as células do sistema imunológico. Além disso, são fontes de ácido fólico, substância que também participa na formação das células responsáveis pela defesa do organismo.

5. Inclua oleaginosas na dieta
Ricas em nutrientes e proteínas vegetais, pistache, noz, amêndoa, castanha e amendoim são excelentes para o fortalecimento do sistema imunológico. Também são repletas de antioxidantes, minerais e fitoquímicos, substâncias que ajudam na prevenção de doenças.

6. Use o gengibre
Rico em gingerol, o gengibre aumenta a imunidade do organismo. Ele tem propriedades anti-inflamatórias e contribui para limpar as vias aéreas.

Confira outros alimentos que aumentam a imunidade:

FONTE/CRÉDITOS: metropoles
Comentários:
Viver Bem, Saúde Natural

Publicado por:

Viver Bem, Saúde Natural

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
JATOBÁ
JATOBÁ
REDEC
REDEC

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )