Fácil de plantar e cultivar, a hortelã não exige muito espaço, cresce rápido e ainda faz bem para a saúde, sendo um poderoso anti-inflamatório, analgésico, antisséptico, digestivo, anestésico e expectorante. Depois dessa lista de benefícios, com certeza, você vai querer ter a espécie sempre por perto. Não sabe por onde começar? A analista na área de transferência de tecnologia da Embrapa Hortaliças, Lenita Haber, ensina o passo a passo:
Como cultivar hortelã
É possível pegar um ramo com alguém que já cultiva a hortelã ou plantar a que se compra no supermercado. É importante, no entanto, ficar atento ao tamanho do galho: é preciso que tenha de três a quatro "nós", que são as gemas de crescimento, com as folhas em pares, e cerca de 20 centímetros de altura.
"Coloque na água antes, trocando-a a cada dois dias até enraizar. Em seguida, faça o plantio", aconselha a especialista, e explica o motivo de não ser recomendado deixá-la apenas na água. "Ela vai se desenvolver também, mas a água da torneira ou filtrada não tem os nutrientes suficientes. Então, para o cultivo em casa, recomendamos o uso da terra, que pode ser adubada com substrato vendido em lojas de jardinagem ou supermercados".
Onde plantar hortelã
O tamanho do vaso também é importante. "Um recipiente com 35 centímetros de altura por 30 cm de diâmetro vai proporcionar um bom desenvolvimento. Quanto maior o vaso, mais se desenvolve. A hortelã pode ser plantada com outra espécie que não demande muito espaço, como salsinha, cebolinha ou coentro, que são mais altas e não dependem tanto do desenvolvimento das raízes", diz Lenita.
Posicione a espécie em um local bem iluminado. "Ela é bem exigente no quesito luz e precisa de pelo menos quatro a cinco horas de sol por dia. De preferência no período da manhã".
Como regar e cuidar da hortelã
Primeiro é preciso identificar a capacidade de absorção do solo. "Em um vaso de 35 x 30 cm, coloque 200 ml de água. Na sequência, vá acrescentando de 100 em 100 ml. Quando começar a escorrer, saberemos quanto cabe. No segundo dia, adicione mais 50 ml. Se escorrer, não foi consumido pela planta nem evaporado".
Definida a quantidade de água, o ideal é regar com frequência, mas sem encharcar o solo. "Se cabem 500 ml, a cada dois ou três dias, coloque metade disso. Quanto mais velha a planta, mais água ela consome", conta a analista da Embrapa – a entidade oferece um curso online com o passo a passo do plantio de plantas aromáticas.
Já posso colher a hortelã?
Dependendo do tamanho da muda, em um mês e meio a dois meses, dá para colher as primeiras folhas. "A gente vai colhendo e ela vai rebrotando. Podemos retirar só as folhas ou, se cortar o ramo, depois de um tempo vai nascer outro". Para garantir vida longa à espécie, de tempos em tempos é recomendado usar esterco curtido na adubação.
"Se ficar muito tempo sem colher, ela vai chegar no período em que vai morrer. Mas, tirando ramos e folhas secas e fazendo renovação parcial da terra, a hortelã pode viver por tempo indeterminado", afirma Lenita.
Quais os benefícios da hortelã para a saúde?
Um estudo do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa) da Universidade de Campinas (Unicamp) aponta que a planta é rica em vitamina C, vitamina B e vitamina D, além de minerais como magnésio, ferro, sódio e potássio.
O chá feito a partir da folhas da hortaliça ajuda na digestão, servindo também para quem sofre de prisão de ventre, segundo a pesquisa. As folhas podem ser misturadas com frutas, legumes e verduras em sucos detox, promovendo uma limpeza no organismo.
Comentários: