Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Vídeo mostra chegada de baleias jubartes ao litoral do Rio Grande do Norte

Rio Grande do Norte

Vídeo mostra chegada de baleias jubartes ao litoral do Rio Grande do Norte

Imagens são divulgadas pelo Projeto Mamíferos Marinhos do Rio Grande do Norte (PROMMARN), que monitora a espécie desde 2017.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Projeto Mamíferos Marinhos do Rio Grande do Norte (PROMMARN) divulgou nesta segunda-feira (27) um vídeo da chegada de baleias jubartes ao litoral potiguar (veja acima).

O registro foi feito por Hudson Araújo, colaborador do projeto, próximo a uma plataforma de petróleo em Guamaré, na Costa Branca do estado.

O PROMMARN atua na pesquisa e conservação das baleias jubartes e destacou em uma rede social que a chegada dos animais ao litoral do RN ocorreu dentro da previsão - que seria entre o fim de junho e a primeira semana de julho.

"As baleias jubartes utilizam o litoral potiguar para acasalamento e, principalmente, reprodução. Todos os anos, entre os meses de junho e novembro, recebemos a visita dessa baleia", conta o pesquisador Lídio Nascimento, coordenador do projeto.

"A gente está observando que a cada ano elas estão chegando mais cedo. Antes elas só chegavam ao final de julho. Essa antecipação tem algum motivo e a gente tem que buscar resposta para isso. E fica claro que o nosso litoral é usado por essa espécie, principalmente, para a reprodução", completou.

O professor conta que o PROMMARN realiza o monitoramento desses animais desde 2017. "Neste período, já registramos o aumento no número de baleias. A população está se reestruturando (depois da moratória da caça nos anos 80). Elas também estão antecipando o movimento migratório. Antigamente só apareciam no litoral potiguar no final de julho", contou.

O projeto também realiza as chamadas expedições científicas, nas quais grupos de pesquisadores e curiosos vão em busca das baleias mar a dentro. O cronograma de embarque será divulgado nos próximos dias pelas redes sociais - geralmente é feito na praia de Pirangi, no litoral Sul. O PROMMARN está buscando parceiros para arcar com custos da embarcação, combustível e tripulação.

"O foco da pesquisa é a conservação da espécie. As baleias Jubartes saíram há pouco tempo da lista de animais ameaçados de extinção. É uma população em franca recuperação, mas que ainda precisa de cuidados e atenção", reforçou o pesquisador, que é graduado em psicologia, com mestrado e doutorado em psicobiologia.

 

FONTE/CRÉDITOS: g1 RN
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Vídeo mostra chegada de baleias jubartes ao litoral do Rio Grande do Norte — Foto: Reprodução/PROMMARN
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!