Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025
REDECON
REDECON

Brasil

Temperatura elevada leva cidade do Rio ao Nível de Calor 2

Prefeitura do Rio recomenda, que mesmo sem ter sede, a população deve aumentar a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar.

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Temperatura elevada leva cidade do Rio ao Nível de Calor 2
© Tânia Rêgo/Agência Brasil
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A cidade do Rio de Janeiro entrou no Nível de Calor 2 (NC2), às 09h20 desta segunda-feira (2). Esta etapa é a segunda de cinco níveis e se caracteriza, segundo o Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio, “pela previsão ou registro de índices de calor tanto em temperatura, como na umidade, entre 36ºC e 40ºC, por um período de um ou dois dias consecutivos e por quatro horas ou mais”.

Por causa das áreas de instabilidade, associadas à aproximação de uma frente fria, a previsão para hoje é temperatura máxima de 40°C. De acordo com o Sistema Alerta Rio, as condições meteorológicas devem continuar neste patamar ao longo do dia. Já amanhã (3) e na quarta-feira, a previsão é de declínio das temperaturas em decorrência da passagem desta frente fria.

O monitoramento das condições de tempo permanece sendo realizado pelo Sistema Alerta Rio e qualquer atualização será publicada nos canais oficiais da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Operações.

Publicidade

Leia Também:

Para esta situação de intenso calor, a Prefeitura do Rio recomendou, que mesmo sem ter sede, a população aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar. Além disso, consuma alimentos leves, como frutas e saladas; use roupas leves e frescas; evite bebidas alcoólicas com elevado teor de açúcar, porque pode provocar desidratação.

A exposição direta ao sol deve ser evitada, principalmente, entre 10h e 16h. Quanto aos pets, é preciso evitar os passeios na mesma faixa de horário e é necessário checar também a temperatura do solo. “Não esqueça de disponibilizar água fresca para o seu pet. Hidratação é fundamental”, completou.

A prefeitura sugeriu ainda que a população acesse as redes sociais e sites do Centro de Operações e da Secretaria Municipal de Saúde para se informar sobre os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro. É muito importante também, não deixar de tomar medicamentos de rotina, uma vez que o calor pode prejudicar mais quem tem hipertensão, diabetes ou insuficiência cardíaca. “Ofereça água com frequência a crianças e idosos, mesmo que não sintam sede”, acrescentou.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio esclareceu, no entanto, que “o nível de calor não altera os estágios operacionais da cidade" e que o Rio está no Estágio 1.

 

FONTE/CRÉDITOS: Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil
Comentários:
JATOBÁ
JATOBÁ
REDEC
REDEC

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )