Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024
JATOBÁ
JATOBÁ

Brasil

Seap e Prefeitura de Apodi firmam convênio para presos limparem espaços públicos

Cinco apenados do Centro de Detenção realizarão, de forma voluntária e supervisionada por policiais penais, a limpeza de espaços públicos

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Seap e Prefeitura de Apodi firmam convênio para presos limparem espaços públicos
Convênio tem validade de um ano a partir do dia 1º de fevereiro de 2020
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) e a Prefeitura de Apodi firmaram convênio para que cinco apenados do Centro de Detenção realizem de forma voluntária e supervisionada por policiais penais a limpeza de espaços públicos. O serviço vai começar pelos pontos turísticos da cidade, como o Lajedo Soledade e a Barragem de Santa Cruz. Parte do plástico recolhido será reciclado para utilização no projeto de fábrica de vassouras da unidade penal.

O secretário da Seap, Pedro Florêncio, explica que o convênio tem validade de um ano a partir do dia 1º de fevereiro de 2020. Os cinco voluntários cumpriram um sexto da pena e são classificados como de bom comportamento. A cada três dias de serviços, eles terão um dia de pena remido.

“Em Apodi sempre tivemos atividades de ressocialização dos internos. E agora vamos avançar mais com a utilização de mão de obra dos custodiados para a limpeza de locais públicos e pontos turísticos. Essa é uma forma do preso se sentir útil, valorizado e dar um retorno a sociedade”, disse o secretário.

Publicidade

Leia Também:

O prefeito de Apodi, Alan Jefferson, esclarece que no primeiro momento serão feitas limpezas detalhadas na Barragem de Santa Cruz, calçadão e balneário da Lagoa de Apodi e no Lajedo Soledade. “Apodi é pioneira nesse projeto e tenho certeza que todos saem ganhando”, falou o prefeito. A Prefeitura vai fornecer todos os equipamentos de proteção individual para os apenados e está coordenando as ações através da Secretaria de Urbanismo.

Em visita a Apodi, o secretário Pedro Florêncio esteve reunido com o juiz 2ª Vara, Antonio Borja, para explicar detalhes do projeto e as ações da Seap para levar educação, trabalho e profissionalização ao sistema penal como forma de ressocialização. O magistrado destacou que a reincidência é menor quando o apenado participa de alguma atividade de ressocialização. “O ócio na cadeia é um grande problema”, constatou.

As garrafas PET e plástico recolhidos serão utilizados pelos detentos no projeto “Reciclando Vidas” para a fabricação de vassouras artesanais. O Centro de Detenção de Apodi abriga atualmente 76 apenados.

FONTE/CRÉDITOS: AGORA RN
Comentários:
REDEC
REDEC
REDECON
REDECON

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )