Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024
REDEC
REDEC

Rio Grande do Norte

RN investiga 10 casos de Síndrome Multissistêmica que pode estar relacionada à Covid-19; problema atinge crianças e adolescentes

Primeira internação no estado aconteceu no final de maio. Na maioria dos casos, crianças tiveram Covid-19 ou contato com pacientes da doença, segundo

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
RN investiga 10 casos de Síndrome Multissistêmica que pode estar relacionada à Covid-19; problema atinge crianças e adolescentes
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte investiga 10 casos da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica que pode estar relacionada à Covid-19, segundo confirmou neste sábado (8) ao G1. Conforme as autoridades, o problema que atinge crianças e adolescentes entre 7 meses e 16 anos é raro.

A pediatra Ana Luísa Braga afirma que o primeiro caso que preencheu critérios para a síndrome na UTI no Hospital Maria Alice Fernandes, em Natal, ocorreu no final de maio. "Desde então, tivemos 10 casos. A Covid-19 em crianças e adolescentes geralmente é uma infecção leve com pouco ou nenhum sintoma. Pouquíssimas crianças vão evoluir para essa síndrome", afirmou.

De acordo com a subcoordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado (Sesap), Alessandra Lucchesi, são observados casos em crianças até 60 dias após infecção ou exposição delas a pessoas diagnosticadas com a doença. Ainda de acordo com ela, nenhum dos pacientes no estado precisou de intubação. "Os relatos que temos são de casos leves a moderados", apontou.

Publicidade

Leia Também:

 

Notificação

 

Na última semana, o Ministério da Saúde implantou a notificação dos casos nos sistemas nacionais de monitoramento e orientou secretarias de saúde dos estados e municípios sobre o diagnóstico e atendimento de possíveis casos, através da identificação dos sinais e sintomas mais comuns.

Ainda de acordo com o Ministério, a maioria dos casos relatados apresentou exames laboratoriais que indicaram infecção atual ou recente pelo coronavírus ou vínculo epidemiológico com caso confirmado de Covid-19. Segundo o governo, os casos são raros e ainda não há comprovação sobre a relação entre a síndrome e a Covid-19.

 

Entre os sintomas mais frequentes estão:

 

 

  • Febre alta e persistente
  • pressão baixa
  • conjuntivite
  • manchas no corpo
  • inchaço nas mãos e pés
  • diarreia
  • dor abdominal

 

 

Suspeita

 

Em abril passado, médicos do Reino Unido identificaram o que parecia um aumento nos casos de síndrome de Kawasaki, uma doença inflamatória rara, que normalmente afeta crianças pequenas. Depois de alguns estudos, a conclusão é que não se tratava da doença, mas de "algo parecido". A nova síndrome tem se manifestado em crianças e adolescentes cerca de quatro semanas depois do contato com o novo coronavírus.

O Ministério da Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), publicou nota técnica no fim de maio como alerta para a possível relação da síndrome com o novo coronavírus.

Segundo a Secretaria de Saúde do RN, os profissionais do estado já estão orientado para identificar e notificar possíveis casos.

FONTE/CRÉDITOS: g1 rn
Comentários:
REDECON
REDECON
JATOBÁ
JATOBÁ

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )