Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Segunda-feira, 22 de Julho de 2024
REDEC
REDEC

Política

Projeto prevê empréstimo a juros zero para revitalização de fachadas do patrimônio histórico

Proposta cria a Política Nacional de Incentivo à Reforma e Modernização de Residências

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Projeto prevê empréstimo a juros zero para revitalização de fachadas do patrimônio histórico
Mario Agra/Câmara dos Deputados
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Mario Agra/Câmara dos Deputados
Clodoaldo Magalhães, autor do projeto de lei

O Projeto de Lei 1037/24 institui a Política Nacional de Incentivo à Reforma e Modernização de Residências, com o objetivo de promover a revitalização das fachadas de imóveis históricos localizados em áreas metropolitanas.

O texto em análise na Câmara dos Deputados prevê que os recursos para a reforma dessas fachadas serão subsidiados pelo governo federal, por meio da concessão de empréstimos a juros zero pelas instituições financeiras oficiais.

Os beneficiários elegíveis para essa modalidade de financiamento serão os proprietários de residências localizadas em áreas urbanas que necessitem de reforma e modernização, prioritariamente nas regiões metropolitanas.

Publicidade

Leia Também:

Conforme a proposta, as obras beneficiadas pela política nacional deverão observar padrões estéticos e técnicos estabelecidos pelos órgãos competentes, visando a valorização do patrimônio histórico e arquitetônico das cidades.

A fiscalização dessas reformas caberá às instituições que ofertarem linhas de crédito – o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os demais bancos públicos – e aos órgãos municipais de planejamento urbano.

“A preservação e a revitalização das fachadas de patrimônios históricos são cruciais na salvaguarda da identidade cultural e na promoção do turismo sustentável”, diz o autor da proposta, deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE).

Próximos passos O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

FONTE/CRÉDITOS: Agência Câmara Notícias
Comentários:
REDECON
REDECON
JATOBÁ
JATOBÁ

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )