Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Quarta-feira, 24 de Julho de 2024
REDEC
REDEC

Política

Popularidade em queda de Lula pode afetar candidatura de Natália em Natal

Pesquisas recentes mostram queda na aprovação do presidente e refletem na intenção de votos para a pré-candidata à Prefeitura de Natal, que tem Lula como padrinho político

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Popularidade em queda de Lula pode afetar candidatura de Natália em Natal
Deputada federal e pré-candidata Natália Bonavides e o presidente Lula - Foto: Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Conforme as últimas pesquisas de avaliação divulgadas no país, o índice de popularidade do presidente Lula (PT) tem caído vertiginosamente nos últimos meses. Cumprindo seu terceiro mandato presidencial, o petista afirmou que essa queda não o abala, já que ele “sabe o que está fazendo”.

Entretanto, esse fator pode ser decisivo para a pré-candidatura da deputada federal Natália Bonavides (PT) à Prefeitura do Natal, uma vez que a parlamentar tem Lula como “padrinho” eleitoral e enfrenta resistência dentro da Capital, em sua maioria conservadora. Pesa ainda o fato de o PT nunca ter vencido uma eleição para prefeito na cidade.

Das três pesquisas nacionais analisadas pelo AGORA RN nesta terça-feira 23, todas apontam uma diminuição na popularidade do presidente Lula, sendo as realizadas pelos institutos Genial/Quaest e Ipec, ambas publicadas em março passado, as que apontaram o maior crescimento negativo: cinco pontos percentuais cada uma.

Publicidade

Leia Também:

Conforme a pesquisa da Genial/Quaest, a avaliação negativa da gestão Lula subiu de 29% – registrado em dezembro de 2023 – para 34% em março passado. Já a avaliação positiva do petista caiu um ponto percentual, passando de 36% para 35%. Conforme o levantamento do Ipec, a avaliação positiva de Lula caiu de 38% para 33%, enquanto a negativa subiu de 30% para 32%. Já pela pesquisa realizada pelo AtlasIntel, a avaliação positiva do presidente despencou de 42%, em janeiro, para 38%, em março; e a negativa subiu de 39% para 41% no mesmo período.

Avaliando e comparando dados divulgados pelo instituto Exatus, referentes à sucessão municipal na Prefeitura do Natal, a pré-candidatura de Natália Bonavides parece ter sentido a queda da popularidade do presidente Lula, uma vez que a deputada também apresentou queda na intenção de votos de 0,04% nas duas últimas pesquisas realizadas pelo instituto na Capital. Apesar disso, ela ainda figura como segundo lugar na preferência do eleitorado natalense, mas em uma posição bem distante do primeiro colocado, a cerca de 20 pontos percentuais.

Em setembro do ano passado, data da penúltima pesquisa do Instituto Exatus para a Prefeitura de Natal divulgada pelo AGORA RN, Natália foi citada por 15,01% dos eleitores entrevistados. Já na última pesquisa do instituto divulgada pelo AGORA RN, há pouco mais de um mês, a pré-candidata foi citada por 14,97% do eleitorado consultado. A parlamentar ainda amarga um segundo lugar no quesito rejeição, com 11,89%, quando é perguntado aos eleitores em qual pré-candidato eles jamais votariam.

Primeira pré-candidata a lançar seu nome para concorrer à Prefeitura de Natal, ainda no ano passado, Natália Bonavides vinha participando de diversos eventos ligados à pré-campanha até o Carnaval. Depois disso, além de “sumir” das atividades políticas no município em que pretende ser prefeita, a parlamentar voltou sua atenção às ações junto aos movimentos sociais e ações partidárias do PT.

A presidente do diretório do PT em Natal, deputada estadual Divaneide Basílio, expressou sua confiança no crescimento da pré-candidatura de Natália Bonavides, destacando o respaldo do ex-presidente Lula e sua política de reconstrução nacional. “Sob a liderança de Lula, o país testemunha uma série de medidas voltadas para a inclusão do povo no orçamento, um movimento que parece fortalecer não apenas o Brasil, mas também a candidatura de Natália”, disse.

Ela disse ainda que o PT de Natal se prepara para evento partidário no próximo sábado 27, em sintonia com essa perspectiva. “O PT Natal convoca um evento para o dia 27, com o propósito de construir um Plano de Governo Popular. Neste encontro, os participantes terão a oportunidade de debater os caminhos desse projeto democrático e popular, reforçando a importância do engajamento cívico e da participação ativa na definição dos rumos políticos do país”.

“Sei o que estou fazendo”, diz Lula. Durante encontro com jornalistas nesta terça-feira 23, em Brasília, Lula afirmou que as recentes pesquisas que apontam queda na popularidade de seu governo não o abalam, pois ele “sabe o que está fazendo”, conforme publicado pela CNN. A demonstração de confiança do presidente é baseada nas ações realizadas por sua gestão, a terceira do petista, que completou afirmando que o cenário econômico do país deve melhorar nos próximos meses.

“A economia em 2024 vai crescer mais do que todos os analistas falaram até agora. Vai crescer porque as coisas estão acontecendo no Brasil”, garantiu Lula, reafirmando sua confiança nas projeções econômicas para o próximo ano. Ele já tinha falado sobre essa “previsão” econômica na última segunda-feira 22, durante o lançamento do programa Acredita, focado na oferta de crédito imobiliário e para micro e pequenas empresas.

FONTE/CRÉDITOS: Agora RN
Comentários:
REDECON
REDECON
JATOBÁ
JATOBÁ

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )