Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
JATOBÁ
JATOBÁ

Rio Grande do Norte

Paralisação dos policiais penais pode prejudicar aplicação do Enem para presos no RN

Ao todo, 453 detentos foram inscritos para fazer o exame, nos 15 presídios do estado

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Paralisação dos policiais penais pode prejudicar aplicação do Enem para presos no RN
Serviço dos policiais durante o exame é voluntário
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A paralisação dos policiais penais do Rio Grande do Norte pode prejudicar a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) nas unidades prisionais do estado, que está agendado para ocorrer nestas terça, 10, e quarta-feira, 11. O serviço dos policiais durante o exame é voluntário.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN (Sindasp), Vilma Batista, devido a paralisação, denominada “Segurança Acima de Tudo”, em que os policiais penais estão com o funcionamento apenas dos serviços básicos nos presídios, os agentes não irão auxiliar na execução das provas.

“A operação ‘Segurança Acima de Tudo’ é por tempo indeterminado. Nesta terça é o primeiro dia de aplicação do Enem para os presos, mas não iremos fazer, já que o trabalho dos policiais penais é voluntário”, contou.

Publicidade

Leia Também:

Ao todo, 453 presos foram inscritos para fazer o Enem, nos 15 presídios do RN. As provas têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é a aplicação, que é feita dentro das unidades prisionais. No tocante ao ingresso no ensino superior, as oportunidades são as mesmas. O interno pode optar pela instituição federal, ou concorrer ao Programa Universidade para Todos (ProUni), ocasião em que o candidato precisará alcançar, pelo menos, 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação.

Durante a operação, até as visitas para os internos estão suspensas. Segundo Vilma Batista, o Governo do Estado ainda não deu andamento nas negociações com a categoria, que tem como uma das principais cobranças o envio à Assembleia Legislativa da proposta de reforma estatutária. A presidente do Sindasp afirmou que ainda está à espera de negociações do Governo.

“O Governo ainda nada. Esperamos que o Governo se sensibilize e negocie com a categoria, pois passamos mais de 120 dias aguardando pacificamente e nada foi feito”, relatou a sindicalista.

Nesta segunda-feira, 9, mais um ato da mobilização dos policiais penais foi realizado. Uma caminhada que saiu do Midway Mall até o Centro Administrativo foi realizada como mais um protesto na expectativa de novas negociações do Estado. Salários atrasados e condições de trabalho também são cobranças da categoria.

A reportagem do Agora RN procurou a Secretária de Administração Penitenciária do RN, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria / Seap-RN
Comentários:
REDEC
REDEC
REDECON
REDECON

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )