Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
REDECON
REDECON

Política

Ministros do STF veem ‘ato de desespero’ em convocação de Bolsonaro ao 7 de Setembro

Entendimento é o de que o presidente escolhe o que seria um terreno mais seguro para conseguir reunir um maior número de apoiadores

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Ministros do STF veem ‘ato de desespero’ em convocação de Bolsonaro ao 7 de Setembro
Bolsonaro convocou seus apoiadores para o “último” Sete de Setembro no RJ - Foto: Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) classificaram a nova sequência de críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL) a ministros da Corte como “ato de desespero” e chamaram de “pirotecnia” a tentativa do presidente de transformar, mais uma vez, o Sete de Setembro em ato político contra as instituições, em especial o STF e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A avaliação, feita à CNN Brasil, é a de que, desde o encontro de Bolsonaro com embaixadores e a sequência de reações ao evento, consolidou a percepção de que não há espaço para qualquer ato contra a institucionalidade.

É majoritária dentro do STF a percepção de que, diferentemente do que o presidente faz querer crer, as falas contra o Poder Judiciário não encontram mais respaldo na cúpula das Forças Armadas.

O entendimento é o de que, ao chamar o Sete de Setembro para o Rio de Janeiro, Bolsonaro escolhe o que seria um terreno mais seguro para conseguir reunir um maior número de apoiadores. Os magistrados acreditam que o presidente deve conseguir, sim, levar às ruas quantidade expressiva de seguidores, mas que o ato não passará de “pirotecnia”.

Publicidade

Leia Também:

O presidente anunciou há alguns dias que haverá um desfile militar na praia de Copacabana, por conta do Sete de Setembro. Tradicionalmente, o evento acontece na avenida Presidente Vargas, onde também fica o Palácio Duque de Caxias e o Quartel-General do Comando Militar do Leste.

A CNN apurou que o Estado- Maior Conjunto das Forças Armadas iniciou agora o planejamento para a mudança de local do desfile. Também é corrente entre ministros do STF o entendimento de que os manifestos em defesa da democracia, o da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e o da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), criaram uma espécie de freio aos rompantes de Bolsonaro.

A expressiva adesão, na avaliação do Supremo, é a de que a sociedade civil está atenta e, mais do que isso, já deixou claro que não admite qualquer movimento contrário às instituições. Procurado, o Palácio do Planalto ainda não se manifestou.

‘Mentir precisa voltar a ser errado de novo. Sempre haverá maus perdedores’, diz Barroso

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), rebateu nova acusação feita pelo presidente Jair Bolsonaro, de que ele teria feito “interferência direta” para não aprovar o voto impresso no Congresso. Por meio das redes sociais, o magistrado chamou a declaração de mentirosa e disse que compareceu à Câmara dos Deputados como presidente da Justiça Eleitoral para atender a convites institucionais. “Mentir precisa voltar a ser errado de novo. Compareci à Câmara dos Deputados, como presidente do TSE [Tribunal Superior Eleitoral], para debater o voto impresso, atendendo a três convites oficiais. E foi a própria Câmara que derrotou a proposta de retrocesso. Mas sempre haverá maus perdedores”, disse Barroso.

Em entrevista a uma rádio gaúcha, Bolsonaro disse que Barroso articulou-se pela derrubada do voto impresso. “Presidente do TSE, Barroso foi ao parlamento e se reuniu com lideranças. No dia seguinte, eles trocaram vários integrantes das comissões, de modo que votaram contra a PEC do Voto Impresso”, disse.

A Câmara dos Deputados rejeitou, em agosto de 2020, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que modificava o sistema eleitoral e tornava obrigatório o voto impresso nas eleições de 2022. Foram 229 votos favoráveis, 218 contrários e 1 abstenção. Como não atingiu o mínimo de 308 parlamentares a favor, o texto foi arquivado.

O projeto rejeitado, da deputada Bia Kicis (PL-DF), determinava a impressão de “cédulas físicas conferíveis pelo eleitor”. A votação foi a terceira derrota do voto impresso na Câmara, já que o tema também foi rejeitado em duas votações em comissão especial na Casa.

FONTE/CRÉDITOS: Agora rn
Comentários:
JATOBÁ
JATOBÁ
REDEC
REDEC

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )