Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Mandetta revela em livro que Bolsonaro nunca aceitou conversar para encarar a realidade sobre a Covid-19

O ex-ministro da Saúde denuncia em livro que Bolsonaro, além de ignorar a pandemia, sugeriu que fossem feitas alterações na bula da cloroquina para am
Mandetta revela em livro que Bolsonaro nunca aceitou conversar para encarar a realidade sobre a Covid-19
(Foto: Divulgação)

OUVIR NOTÍCIA

O ex-ministro da Saúde denuncia em livro que Bolsonaro, além de ignorar a pandemia, sugeriu que fossem feitas alterações na bula da cloroquina para ampliar a oferta

247 - O ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta revela em livro que Jair Bolsonaro se mantinha alheio às discussões sobre a pandemia, enquanto ele debatia o assunto com outros ministros. “Ele nunca aceitou sentar comigo para ver a realidade que o seu governo estava para enfrentar”, diz o ex-ministro.

 

A afirmação foi feita no livro “Um Paciente Chamado Brasil”, que Mandetta lança nesta sexta-feira (25) pela editora Objetiva, do grupo Companhia das Letras.

Na obra, escrita pelo repórter da Folha de S.Paulo, Wálter Nunes, o ex-ministro narra os 90 dias em que, à frente da pasta, estruturou ações de combate ao novo coronavírus, até sua fritura pública e demissão por Bolsonaro.

O chefe do Executivo ignorou os alertas do ministério sobre a evolução da pandemia. No final de março, as projeções do MInistério da Saúde apontavam de 30 mil mortes (cenário tido como “otimista demais” por Mandetta) a até 180 mil caso não fossem adotadas medidas de isolamento.

Hoje o país atinge 4,6 milhões de casos da Covid-19, com quase 140 mil óbitos.

Apesar do alerta, a preocupação de Bolsonaro era outra. “Você vai elogiar o [governador de SP, João] Doria?”, disse o presidente em uma reunião, segundo o livro.

Em outros trechos, o livro busca mostrar como Bolsonaro passou a contrapor a Saúde em discursos contra o isolamento e a pressionar pela cloroquina, mesmo sem eficácia comprovada contra a Covid-19.

Em uma das ocasiões, Bolsonaro sugeriu que fossem feitas mudanças na bula do remédio por decreto, para ampliar a oferta. A medida foi contestada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“Esse livro vem para mostrar que você pode ter um técnico, mas a política no entorno tem papel preponderante”, diz o ex-ministro em entrevista à Folha, sobre a opção por retratar mais desses bastidores e menos da epidemia em si.

No depoimento que fez a Wálter Nunes, transformado no livro, Mandetta cita episódios que considera "traições" por aliados políticos, casos de bate-boca com o ministro Paulo Guedes e a série de reuniões nas quais achava que sua demissão ocorreria ali. 

Comentários

Quer mais artigos e as newsletters editoriais no seu e-mail?

Receba as notícias do dia e os alertas de última hora.
[CARREGANDO...]

Confira mais Notícias

Rio Grande do Norte
Pesquisadores da UFRN desenvolvem sistema gratuito para melhorar comunicação de pacientes...
Pesquisadores da UFRN desenvolvem sistema gratuito para melhorar comunicação de pacientes com ELA
VISUALIZAR
GRANDE NATAL
Criminosos invadem granja, fazem reféns e trocam tiros com a PM na Grande Natal
Criminosos invadem granja, fazem reféns e trocam tiros com a PM na Grande Natal
VISUALIZAR
Rio Grande do Norte
TSE aprova envio de tropas federais para reforçar segurança das eleições em 113...
TSE aprova envio de tropas federais para reforçar segurança das eleições em 113 localidades do RN; veja lista de cidades
VISUALIZAR
Política
‘Eu tô aqui para servir, me teste, e verás que um filho da terra não foge à luta’...
‘Eu tô aqui para servir, me teste, e verás que um filho da terra não foge à luta’ Discursa candidato a vereador Juscelino Régis em Georgino Avelino
VISUALIZAR
BRASIL
Fachin determina que Lava Jato se manifeste em 48 horas sobre pedido de Lula
Fachin determina que Lava Jato se manifeste em 48 horas sobre pedido de Lula
VISUALIZAR
JUSTIÇA
JUIZ NEGA PEDIDO DE KERINHO PARA EXCLUIR MANIFESTAÇÃO DE MINEIRO NO PROCESSO QUE PODE...
JUIZ NEGA PEDIDO DE KERINHO PARA EXCLUIR MANIFESTAÇÃO DE MINEIRO NO PROCESSO QUE PODE DEVOLVER MANDATO A EX-DEPUTADO
VISUALIZAR
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )