Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
REDEC
REDEC

Brasil

Jovem que perdeu couro cabeludo em kart passa por transplante de pele em Ribeirão Preto

Procedimento neste sábado (24) deve durar cerca de 7 horas. Sete profissionais, entre anestesistas

Portal Correio do Agreste
Por Portal Correio do Agreste
Jovem que perdeu couro cabeludo em kart passa por transplante de pele em Ribeirão Preto
Débora Dantas de Oliveira, de 19 anos, foi transferida de Recife (PE) para Ribeirão Preto (SP) — Foto: Chico Escolano/EPTV
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Procedimento neste sábado (24) deve durar cerca de 7 horas. Sete profissionais, entre anestesistas e microcirurgiões plásticos, participam da cirurgia no Hospital Especializado.

A jovem Débora Dantas de Oliveira, que teve o couro cabeludo arrancado em um acidente de kartno Recife (PE), será submetida neste sábado (24) a uma cirurgia que deve demorar em torno de sete horas no Hospital Especializado, em Ribeirão Preto (SP).

O transplante de pele para encobrir parte da testa e das costas da paciente foi programado para começar às 7h e envolve sete profissionais, incluindo dois anestesistas e cinco cirurgiões.

Publicidade

Leia Também:

A equipe conta com o médico americano Marco Maricevich, especialista em microcirurgia habituado a atender casos semelhantes nos Estados Unidos. Ele chegou ao interior de São Paulo na tarde de sexta-feira para acompanhar o caso e está otimista para a recuperação de Débora.

O médico Alex Fioravanti, que também faz parte do corpo clínico responsável, explicou que, depois de a paciente ser anestesiada e monitorizada, a equipe fará uma preparação dos vasos sanguíneos na região do pescoço, retirar um músculo na região dorsal e, aí sim, encobrir a área exposta do crânio.

Concluídos os trabalhos deste sábado, Débora ainda será submetida a outras cirurgias para reconstituição do couro cabeludo e detalhes estéticos.

 

"[Essa cirurgia] serve para proteger o osso do crânio. Esse osso exposto tem risco de infecção e risco de morte do osso mesmo, então o músculo, além de cobrir a calota craniana, também leva um aporte sanguíneo ajudando na vitalidade do osso do crânio", disse.

 

O transplante é considerado pelo hospital o primeiro procedimento cirúrgico de grande porte desde a chegada da paciente a Ribeirão, no último domingo (18).

Até então, ela tinha sido submetida a outras cirurgias de menor proporção, como para retirada de um reimplante que apresentou problemas graças à formação de coágulos e da reconstituição das pálpebras da jovem.

Centro cirúrgico em Ribeirão Preto onde Débora de Oliveira será submetida a cirurgia após acidente de kart â?? Foto: Reprodução/EPTV

Centro cirúrgico em Ribeirão Preto onde Débora de Oliveira será submetida a cirurgia após acidente de kart — Foto: Reprodução/EPTV

O acidente
Débora participava de uma corrida de kart com o namorado na tarde de 11 de agosto, em uma pista no estacionamento do Walmart, em Boa Viagem, na zona Sul do Recife, quando o cabelo dela, que era na altura da cintura, soltou da touca e ficou preso no motor.

A pele foi arrancada desde a altura dos olhos até a nuca da jovem, que foi socorrida pelo namorado e levada ao Hospital da Restauração, na capital pernambucana. Tumajan disse que pegou "o rosto dela na mão", colocou em uma sacola e correu para levá-la ao hospital.

O reimplante foi feito no atendimento de emergência. Os médicos conseguiram recuperar e reimplantar 80% da área atingida. Após o reimplante, Débora ainda passou por outra cirurgia para a retirada de trombos que surgiram.

Débora Dantas, de 19 anos, sofreu escalpelamento após acidente com kart no Recife â?? Foto: Acervo pessoal

Débora Dantas, de 19 anos, sofreu escalpelamento após acidente com kart no Recife — Foto: Acervo pessoal

Na quinta-feira (15), os médicos já haviam apontado o risco de o procedimento inicial não funcionar devido a obstruções em veias e artérias da área operada. Marco Maricevich, que acompanhava o caso à distância, apontou a necessidade de transferir Débora para um centro de referência em cirurgia reconstrutiva para que o tratamento avançasse.

No domingo (18), Débora deixou o Hospital da Restauração e foi transferida em um avião particular de pequeno porte para Ribeirão Preto. A aeronave pousou no Aeroporto Leite Lopes no fim da tarde e uma ambulância levou a jovem até o Hospital Especializado, onde ela segue internada na UTI.

 

Pista de kart onde ocorreu o acidente foi periciada pelo Instituto de Criminalística nesta terça-feira (13) â?? Foto: Isabela Veríssimo/G1

A assessoria do Walmart informou que desde o acidente tem prestado todo o suporte necessário à Débora. Tanto o transporte dela, quanto do noivo, de Recife para Ribeirão Preto, assim como o tratamento médico particular, estão sendo custeados pela empresa.

Ainda segundo o Walmart, a jovem manifestou a vontade de ter outra pessoa da família como acompanhante, além do noivo. A empresa está providenciando a viagem aérea desse parente até o interior de São Paulo nos próximo dias.

FONTE/CRÉDITOS: G1 Ribeirão Preto e Franca
Comentários:
REDECON
REDECON
JATOBÁ
JATOBÁ

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )