Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Hamilton reclama de asfalto novo na Turquia após treinos: "Uma m... com M maiúsculo"

Britânico foi apenas 15º e 4º, respectivamente, nas duas sessões do dia; asfalto do Circuito de Istambul foi recapeado para readequar uso da pista, au
Hamilton reclama de asfalto novo na Turquia após treinos:
Lewis Hamilton, da Mercedes, no GP da Turquia — Foto: Peter Fox/Getty Images

OUVIR NOTÍCIA

O primeiro dia da Fórmula 1 no GP da Turquia pareceu patinação no gelo. Recapeado e lavado pela manhã, o asfalto perdeu a aderência, o que fez os pilotos sofrerem nos treinos livres desta sexta-feira. Quem não ficou feliz foi Lewis Hamilton, que pouco apareceu nas sessões lideradas por Max Verstappen e não poupou palavras ao tecer suas reclamações sobre os reparos na pista.

+ Verstappen domina "pista de gelo" em Istambul no primeiro treino do dia
+ Verstappen lidera segundo treino na Turquia, Hamilton é quarto

Essa pista é fantástica, não entendo por que gastaram milhões para refazê-la. Eles poderiam apenas limpá-la ao invés de gastar todo esse dinheiro. Agora a pista está pior do que Portimão quando o asfalto ainda estava fresco. Os pneus não estão funcionando, parece uma pista de patinação de gelo. Não podemos aproveitar a volta como normalmente faríamos em Istambul, é como se houvesse poças d'água por todo o lugar. É uma m... com M maiúsculo - desabafou o hexacampeão da Mercedes.

 

O Circuito de Istambul, assim como o Autódromo de Portimão, em Portugal, precisou passar por reparos para receber a F1 neste ano. Mas Hamilton não foi o único a reclamar; mais rápido nas duas sessões do dia, Max Verstappen, da RBR, relatou no rádio estar se sentindo em uma "pista de gelo", bem como Charles Leclerc e Lando Norris.

Além da falta de aderência que deixou os tempos dos carros bem atrás das marcas de 2011 - última edição do GP da Turquia -, a baixa temperatura da pista também não facilitou e a granulação gerada nos pneus, mais duros, transformou os treinos em um "show de drift"; Sebastian Vettel, Pierre Gasly, Valtteri Bottas, Daniil Kvyat, Antonio Giovinazzi, George Russell e Nicholas Latifi acabram rodando.

Estamos muito longe da janela de temperatura com esse pneus. Eles são muito duros; se você está 10 ou 20 graus acima, ou 20 graus abaixo, eles não funcionam. Os circuitos antigos são mais abertos com todas as pedras, então os pneus funcionam mais, só que esse aqui é superfechado, liso e brillhante. Acho que o olho escapa do asfalto. Não mudei nada no carro hoje porque, se os pneus não funcionam, não dá pra saber qual é o problema - reclamou Hamilton.


Para a RBR, que colocou Verstappen na liderança das sessões e ainda aproveitou um dia positivo de Alexander Albon como o segundo mais rápido no primeiro treino, as condições adversas não foram um empecilho. Hamilton reconheceu a vantagem dos rivais e garantiu que a Mercedes trabalhará para superar os problemas do primeiro dia:

- Você viu outras pessoas tentando fazê-los funcionar. Dá pra fazer uma volta atrás da outra e, de repente, conseguir um segundo. As RBRs estão fazendo isso muito bem. Nós temos trabalho para esta noite, tentando descobrir o que podemos mudar. Vai ser difícil para os fãs, porque há coisas que não podemos mudar no carro, mas só poderemos fazer o melhor ao nosso alcance.

 

Melhor resultado do britânico no dia foi quarto lugar na segunda sessão de treinos em Istambul — Foto:  Ozan Kose-Pool/Getty Images

Mais perto do que nunca de alcançar seu sétimo título mundial, o britânico possui uma vitória em Istambul no ano de 2010, quando pilotava pela McLaren. Correndo com o regulamento debaixo do braço neste fim de semana, Hamilton pode garantir o campeonato com três corridas de antecedência para a conclusão da temporada, contando com o desempenho do colega, Valtteri Bottas.

ARTE GP DA TURQUIA — Foto: Infoesporte

ARTE GP DA TURQUIA — Foto: Infoesporte

 

Fonte

Por Redação ge — Istambul, Turquia

Comentários

Quer mais artigos e as newsletters editoriais no seu e-mail?

Receba as notícias do dia e os alertas de última hora.
[CARREGANDO...]

Confira mais Notícias

Política
Marília Arraes (PT) tem 54% dos votos válidos em Recife, aponta pesquisa Ipespe
Marília Arraes (PT) tem 54% dos votos válidos em Recife, aponta pesquisa Ipespe
VISUALIZAR
Política
‘Direitos estão na Constituição’, diz Boulos. Covas defende ‘responsabilidade...
‘Direitos estão na Constituição’, diz Boulos. Covas defende ‘responsabilidade fiscal’
VISUALIZAR
Política
OSIVAN VENCE NAS URNAS E NA CORTE DE JUSTIÇA
OSIVAN VENCE NAS URNAS E NA CORTE DE JUSTIÇA
VISUALIZAR
JUSTIÇA
MP ELEITORAL INVESTIGA POSSÍVEL CANDIDATURA FEMININA FICTÍCIA EM SERRINHA
MP ELEITORAL INVESTIGA POSSÍVEL CANDIDATURA FEMININA FICTÍCIA EM SERRINHA
VISUALIZAR
Futebol
Terça-feira de Champions tem Barcelona de olho em 100% e PSG de olho em reduzir o prejuízo
Terça-feira de Champions tem Barcelona de olho em 100% e PSG de olho em reduzir o prejuízo
VISUALIZAR
Entretenimento
Morre Francisco Camargo, pai dos sertanejos Zezé e Luciano
Morre Francisco Camargo, pai dos sertanejos Zezé e Luciano
VISUALIZAR
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )