Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

DIREITOS POLÍTICOS DE MULHERES: BRASIL É O 9º ENTRE 11 PAÍSES, DIZ ONU

Levantamento realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela ONU Mulheres
DIREITOS POLÍTICOS DE MULHERES: BRASIL É O 9º ENTRE 11 PAÍSES, DIZ ONU

OUVIR NOTÍCIA

Levantamento realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela ONU Mulheres sobre direitos políticos das mulheres coloca o Brasil em 9º lugar entre 11 países da América Latina. Os dados fazem parte do projeto Atenea, analisa 40 indicadores categorizados em oito dimensões relacionadas ao tema e, a partir desses dados, calcula o Índice de Paridade Política (IPP).

Segundo o documento, o país está entre os piores indicadores da América Latina no que diz respeito aos direitos políticos das mulheres e à paridade política entre homens e mulheres. Pela análise dos indicadores, o Brasil atingiu 39,5, acima apenas de Chile e Panamá. Os países que alcançaram os maiores índices foram: México (66,2), Bolívia (64) e Peru (60,1).

Ao todo, participaram do levantamento os seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Peru e Uruguai.

BRASIL

Segundo o documento, uma das particularidades do caso brasileiro, “que apresentou desafios específicos, é o seu sistema partidário, bastante fragmentado e com grande número de partidos”. Em 2018, 30 partidos foram eleitos. Esse foi o maior número de siglas representadas na Câmara dos Deputados desde a redemocratização do país.

“Além de serem muitos, os partidos têm alta autonomia para sua organização, majoritariamente concentrada nas lideranças partidárias, o que gera um universo muito amplo”, aponta o levantamento.

“Outra particularidade é que o Brasil passou recentemente por mudanças institucionais nos organismos de políticas para mulheres e nas respectivas agendas. Por exemplo, a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres do Governo Federal, criada em 2003 como órgão vinculado à Presidência da República, passou por uma série de transformações, até que chegasse ao desenho atual, de constituir uma das secretarias do atual Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (2019).”

Por outro lado, a maior pontuação do país é alcançada no indicador da participação das mulheres nas eleições.

“Considerado o universo dos eleitores registrados e que estão identificados por sexo, as mulheres correspondem a 52,5% das pessoas registradas como eleitoras no país. Entre as pessoas que efetivamente votaram nas eleições de 2018, as mulheres responderam por 52,9%. No caso dos homens, a taxa de registro eleitoral é de 47,5%, mas o comparecimento foi de 47,1%. Há, portanto, uma diferença de 5,8 pontos percentuais entre as taxas de comparecimento de mulheres e homens”, ressalta o levantamento.

Agência Brasil

Comentários

Quer mais artigos e as newsletters editoriais no seu e-mail?

Receba as notícias do dia e os alertas de última hora.
[CARREGANDO...]

Confira mais Notícias

Famosos
GUSTTAVO LIMA TENTA CONVENCER ANDRESSA SUITA DE QUE NÃO A TRAIU E PENSA EM RECONCILIAÇÃO
GUSTTAVO LIMA TENTA CONVENCER ANDRESSA SUITA DE QUE NÃO A TRAIU E PENSA EM RECONCILIAÇÃO
VISUALIZAR
Esportes
Cinco atrações para ficar de olho na estreia da Liga dos Campeões nesta terça
Cinco atrações para ficar de olho na estreia da Liga dos Campeões nesta terça
VISUALIZAR
COVID 19
RN soma 78.548 casos confirmados e 2.552 mortes por Covid-19
RN soma 78.548 casos confirmados e 2.552 mortes por Covid-19
VISUALIZAR
Cidades
Homem é encontrado morto dentro de residência em Portalegre
Homem é encontrado morto dentro de residência em Portalegre
VISUALIZAR
ELEIÇÕES 2020
CANDIDATO A PREFEITO ELIAS RODRIGUES CUMPRE AGENDA COM VISITAS EM CARNAÚBA E CARREATA NA SEDE...
CANDIDATO A PREFEITO ELIAS RODRIGUES CUMPRE AGENDA COM VISITAS EM CARNAÚBA E CARREATA NA SEDE DO MUNICÍPIO EM GEORGINO AVELINO
VISUALIZAR
ELEIÇÕES 2020
JOÃO ELIAS E LUDUVICO EM AREZ REUNEM MULTIDÃO PELAS PRINCIPAIS RUAS DA CIDADE E FAZEM UM DOS...
JOÃO ELIAS E LUDUVICO EM AREZ REUNEM MULTIDÃO PELAS PRINCIPAIS RUAS DA CIDADE E FAZEM UM DOS MAIORES COMÍCIOS POLÍTICOS DO MUNICÍPIO
VISUALIZAR
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )