Portal Correio do Agreste - A serviço do povo!

Copom inicia nesta terça primeira reunião de 2020

Selic pode cair para 4,25% ao ano, o menor nível da história
Copom inicia nesta terça primeira reunião de 2020
Marcello Casal JrAgência Brasil

OUVIR NOTÍCIA

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) inicia hoje (4), em Brasília, a primeira reunião de 2020 para definir a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 4,5% ao ano. Amanhã (5), quarta-feira, após a segunda parte da reunião, será anunciada a taxa.

A maioria das instituições financeiras consultadas pelo BC prevê redução de 0,25 ponto percentual, para 4,25% ao ano, o menor nível da história, nesta reunião. No entanto, parte dos analistas acredita que a recente alta do dólar e do preço da carne pode fazer o BC manter a taxa em 4,5% ao ano e adiar a queda para os próximos meses.

O Copom reúne-se a cada 45 dias. No primeiro dia do encontro são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro.

No segundo dia, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a Selic.

O Banco Central atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião.

A Selic, que serve de referência para os demais juros da economia, é a taxa média cobrada em negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, registradas diariamente no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia.

Ao definir a Selic, o Copom considera as alterações anteriores nos juros básicos suficientes para chegar à meta de inflação, objetivo que deve ser perseguido pelo BC.

Ao reduzir os juros básicos, a tendência é diminuir os custos do crédito e incentivar a produção e o consumo. Entretanto, as taxas de juros do crédito não caem na mesma proporção da Selic. Segundo o BC, isso acontece porque a Selic é apenas uma parte do custo do crédito.

Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de ficar acima da meta de inflação.

Quando o Copom aumenta a Selic, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

A meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é 4% em 2020, 3,75% em 2021 e 3,50% em 2022, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Histórico

De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa Selic foi mantida em 7,25% ao ano e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% em julho de 2015. Nas reuniões seguintes, a taxa foi mantida nesse nível.

Em outubro de 2016, foi iniciado um longo ciclo de cortes na Selic, quando a taxa caiu 0,25 ponto percentual, para 14% ao ano.

Esse processo durou até março de 2018, quando a Selic chegou ao seu mínimo histórico, 6,5% ao ano, e depois disso foi mantida pelo Copom até julho deste ano. De lá para cá, o comitê reduziu os juros básicos três vezes, até a taxa chegar aos atuais 4,5% ao ano.

*Colaborou Kelly Oliveira

Fonte

Agência Brasil

Comentários

Quer mais artigos e as newsletters editoriais no seu e-mail?

Receba as notícias do dia e os alertas de última hora.
[CARREGANDO...]

Confira mais Notícias

Famosos
Laura Keller "dá jeitinho" de malhar com filho: "Cadê o barrigão?"
Laura Keller
VISUALIZAR
Policial
PRF RECUPERA DOIS VEÍCULOS ROUBADOS EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU
PRF RECUPERA DOIS VEÍCULOS ROUBADOS EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU
VISUALIZAR
Rio Grande do Norte
SINE-RN TEM 113 VAGAS DE EMPREGOS NESTA SEXTA-FEIRA (25) PARA NATAL E REGIÃO METROPOLITANA
SINE-RN TEM 113 VAGAS DE EMPREGOS NESTA SEXTA-FEIRA (25) PARA NATAL E REGIÃO METROPOLITANA
VISUALIZAR
Rio Grande do Norte
Candidato a prefeito do PT de cidade no interior do RN está desaparecido
Candidato a prefeito do PT de cidade no interior do RN está desaparecido
VISUALIZAR
ELEIÇÕES 2020
ELEIÇÕES 2020: EM GEORGINO AVELINO, ANTÔNIO FREIRE REGISTRA CHAPA COM SEU VICE VALDIR...
ELEIÇÕES 2020: EM GEORGINO AVELINO, ANTÔNIO FREIRE REGISTRA CHAPA COM SEU VICE VALDIR PATRÍCIO E CANDIDATOS A VEREADORES
VISUALIZAR
NATAL RN
Homem de 26 anos reage a assalto e é baleado na cabeça em Natal
Homem de 26 anos reage a assalto e é baleado na cabeça em Natal
VISUALIZAR
Fale com a redação!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )